Novo Beta do Safari permite que sites adaptem tema para complementar modo escuro

Até então, sabe-se que o modo escuro do macOS Mojave se aplica automaticamente ao dock, barra de menus, comandos do sistema e aplicativos de terceiros, tirando o máximo da função para que os usuários de Mac consigam aproveitar tudo que o tema tem a oferecer. No entanto, os sites da web ainda não conseguem acompanhar essa mudança.

Isso se tornou um grande aborrecimento para usuários Mac, pois a aparência escura do sistema e diversos de seus aplicativos estavam entrando em grande contraste com o branco brilhante dos sites acessados pelo Safari. Contudo, isso parece estar prestes a mudar.

Para tanto, o Safari contará com um novo recurso, atualmente em beta, através do Technology Preview, mas deverá chegar futuramente aos navegadores da Apple. A função em questão inclui suporte aos códigos de preferências de esquemas de cores, o que deverá permitir que os sites se adaptem automaticamente ao tema e aparência do restante do sistema.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Isso significa que caso o usuário esteja usando o modo escuro do Mojave, os sites deverão se atualizar e adquirir uma aparência temática escura também. A Apple lança versões do Safari Technology Preview a cada duas semanas e o suporte para o modo escuro está sendo lançado nesta quinta-feira (25), juntamente da versão 68.

O Safari Technology Preview é uma espécie de campo de testes para os recursos do Safari e desenvolvedores podem instala-lo junto com o Safari normal e usar ambos alternadamente. E com o novo recurso, os sites terão a opção de adaptar seu estilo para a aparência dos sistemas operacionais, sejam estes claros ou escuros.

Vale ressaltar que o recurso não é ativado automaticamente e requer que cada site adote a medida — algo que deve demorar a acontecer, dada a relativamente baixa participação de mercado do Safari rodando no macOS Mojave. Ainda assim, os testes estão sendo feitos e após essa etapa ser finalizada, as alterações serão distribuídas para todos os usuários em atualizações de software, geralmente atreladas ao sistema operacional.

A adição de um esquema de cores preferenciais, portanto, significa que o recurso será implementado no macOS Mojave 10.14.1 (atualmente em beta 5). Especula-se com isso que o recurso será lançado para Safari oficialmente no início de 2019.

Fonte: 9to5Mac

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *