Apple e Samsung são multadas na Itália por obsolescência programada

Já conhece a nova extensão do

Tecnoblog

?

Baixe Agora

A Apple e Samsung foram multadas por uma agência reguladora de concorrência na Itália nesta quarta-feira (24). Com valores que batem em 5 milhões de euros cada uma, aproximadamente R$ 22 milhões, as penalidades chegaram em decorrência de uma acusação de obsolescência programada ao diminuir o desempenho de seus produtos com ajuda de atualizações de software.

iPhone x GalaxyiPhone x Galaxy

Além da multa para os dois lados, o valor para a Apple dobrou já que a empresa de Tim Cook não informou aos usuários as formas para manter o desempenho do dispositivo, ou meios para a troca de bateria em tempo – o que só aconteceu depois, envolvendo até mesmo Brasil em um programa de troca com preços reduzidos.

De acordo com a agência e grupos de consumidores italianos, as duas empresas enviaram novos softwares que degradaram a capacidade de performance dos smartphones, com o objetivo de fazer os consumidores comprarem modelos mais recentes. A ação ainda afirma que as duas empresas não avisaram que os updates teriam este efeito colateral e que ambas impedem que o cliente volte para a versão antiga – que, em teste, voltaria ao desempenho anterior.

A Apple já mudou algumas atitudes da empresa e o iOS agora mostra a porcentagem de vida útil da bateria, enquanto que a Samsung ainda não estava no alvo da justiça. No caso da empresa sul-coreana, o dispositivo utilizado na ação foi o Galaxy Note 4, lançado em 2014 e que registros de atendimentos de clientes afirmam que um update em 2016 deixou o aparelho com algumas falhas, que fazem o smartphone reiniciar sozinho.

A Samsung afirmou que recorrerá da ação e que a empresa “não liberou nenhuma atualização de software que reduz o desempenho do Galaxy Note 4. Em contraste, a Samsung sempre liberou updates que permitem aos consumidores a melhor experiência possível.”

Com informações: Reuters.

via Tecnoblog

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *