Exploit em GTA V fazia com que modders matassem jogadores no single player

Tudo sobre

Rockstar Games


Um exploit já fechado pela Rockstar estava causando diversos problemas aos jogadores single player de Grand Theft Auto V (GTA V): segundo diversos usuários do Rockstar Social Club, algumas ferramentas de criação de conteúdo para GTA Online davam acesso administrativo a jogadores inescrupulosos que, de posse desse poder, as utilizavam para atrapalhar a vida de quem estava jogando sozinho, no modo Story do jogo.

De acordo com informações do Kotaku, o exploit funcionava assim: algumas ferramentas de criação de conteúdo deram acesso aos números de identificação de usuários conectados pelo Rockstar Social Club, o canal social para os jogos da produtora. Algumas destas ferramentas são administrativas, usadas pela Rockstar para remover jogadores indesejados das sessões ativas de GTA Online (em sua maioria, hackers e trapaceiros). Como os jogadores também tinham acesso a tais ferramentas, eles passaram a usá-las de dentro de GTA Online para matar os personagens de GTA V em partidas do Story Mode — mesmo no modo para um só jogador, se houvesse uma conexão com a internet disponível, o jogo tentaria se conectar ao Social Club.

Exploit de GTA Online fazia com que hackers e modders matassem jogadores no modo single player (Imagem: Rafael Arbulu, via Twitch)

O caso foi trazido à atenção graças ao streamer “FriendlyBaron”, que estava transmitindo uma partida speedrun (quando o jogador tenta terminar o modo principal de um jogo no menor tempo possível) em sua conta no Twitch quando, sem nenhum comando seu, o seu personagem desacelerou o carro, desceu e…. morreu. O streamer disse que ele e seus amigos foram assediados por um modder da comunidade de GTA Online, levando-o a crer que foi essa pessoa quem o atacou.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Desde então, investigações da Rockstar descobriram que o ataque não é nem novo, menos ainda um hack do jogo. As ferramentas estavam lá desde o lançamento de GTA V, em 2013. A produtora já fechou o exploit, e o comando de “matar” um personagem agora é ignorado pelo sistema.

Fonte: Kotaku

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *