Em breve no seu Android: o que é e como funciona a função Bem-estar Digital

Google e Apple deram início, com o lançamento das últimas versões de seus sistemas móveis, a disputa por qual fabricante conseguirá manter seus usuários regularmente desligados de seus smartphones. Após décadas investindo em ferramentas intensas para uso de seus aparelhos, recursos como o Digital Wellbeing querem conscientizar pessoas sobre excessos com smartphones.

O Digital Wellbeing, ou Bem-estar digital, foi apresentado como recurso do Android Pie, mas só chegou aos smartphones que rodam com este sistema há pouco tempo. O aplicativo beta pode ser baixado pela Play Store para quem usa essa versão do sistema.

Basicamente, o Bem-estar digital é um painel que traz algumas ferramentas que visam monitorar o tempo gasto pelo usuário em redes sociais e com o celular. O objetivo é monitorar e, ao final da semana, entregar relatórios sobre os costumes do usuário. O Digital Wellbeing conta com o painel principal que é sustentado por três recursos principais: cronômetro, notificações e hora de dormir.

O primeiro deles, o cronômetro, exibe tempos pré-definidos para que determinados apps sejam temporariamente bloqueados no celular. Com base no seu uso diário, o cronômetro sugere que você deixe de usar o Facebook após 3 horas, por exemplo, assim que este tempo atingir o app some temporariamente do sistema e volta só no dia seguinte.

Já o ‘hora de dormir’ reconhece, após alguns dias de uso, o melhor horário, ou então o horário exato do seu sono, para definir um conjunto de ações para que o celular não atrapalhe seu sono. O modo não perturbe é ativado,  brilho da tela é reduzido, enquanto o filtro de luz é acionado para que o display não prejudique a visão do usuário.

Google well being app androidpit 01
Wellbeing ou Bem-estar digital / © Screenshot: AndroidPIT

Por fim, mas não menos importante, temos o ‘notificações’. Essa função funciona em conjunto com as demais mencionadas aqui, eliminando notificações e distrações de apps, jogos e alarmes durante o funcionamento do ‘hora de dormir’ e também quando determinado app é temporariamente excluído pelo ‘cronômetro’.

Vale lembrar que essas funções são programáveis e existem regras como, por exemplo, você pode manter seu alarme funcionando normalmente durante o funcionamento do ‘hora de dormir’. O painel do Digital Wellbeing, por sua vez, só trará os primeiros detalhes sobre seu uso após os primeiros sete dias. Lembrando que o Bem-estar Digital não funcionará com Android Oreo e deve ser baixado separadamente em smartphones com Android One.

Se interessou pelo Bem-estar digital do Android Pie? Vai usar o recurso quando chegar ao seu Android?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *