Confusão com horário de verão muda hora em celulares e PCs; veja como configurar

Horário de verão: amado por alguns, odiado por muitos, mas inevitável para todos. Uma hora ou outra, mesmo que demore, neste período o horário nacional oficial é alterado, visando reduzir o consumo de energia nas regiões mais distantes da linha do equador. Há quem odeie o fato de os dias se tornarem mais longos e as noites mais curtas, e neste ano, o horário de verão parece ter chegado de forma brusca para muitos usuários.

Primeiramente, alguns dispositivos da operadora Tim tinham se adiantado no reajuste para o horário de verão antes da hora, na última segunda-feira, dia 15. O problema voltou a ocorrer na madrugada de sábado (20) para domingo (21), com diversos aparelhos e também computadores se adiantando em 1h, como se o horário de verão tivesse chegado. Contudo, esta data só chegará, oficialmente, dia 4 de novembro.

O horário de verão deveria ter começado no início de outubro, porém, coincidiria com as eleições e, portanto, foi adiado. O problema é que houve uma falha de comunicação do governo com a população e as empresas, e por isso, muitos usuários de tecnologia sofreram com um reajuste automático antecipado. Obviamente que nas redes sociais, isso não passaria em branco, e diversos internautas inclusive, se pronunciaram (e brincaram a respeito) no Twitter.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como ajustar o horário

Até o momento em que esta matéria está sendo escrita, a falha ainda não foi corrigida, então, para que você não fique confuso sobre que época do ano está vivendo, se está no passado ou no futuro, eis um tutorial básico sobre como alterar a data e a hora no iOS, Android e Windows 7 e 10.

(Imagem: Natalie Rosa/Canaltech)

Caso o seu dispositivo iOS tenha sofrido com a alteração de horário de verão antecipado, existe uma forma simples e rápida de alterar isso, e esta é a boa notícia. Mas isso precisa ser feito manualmente, indo primeiramente em Ajustes, selecionando depois Geral e por fim, Data e Hora. Após isso, você estará de volta à timeline real oficial do Brasil.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

No Android também é bem fácil: basta ir até o app de Configurações, encontrar a opção Data e Hora. Caso a opção Data e Horas Automáticas esteja selecionada, toque nela para desabilitar esse recurso. Agora sim você poderá ajustar manualmente o relógio, escolhendo o menu Definir Horário logo abaixo. Simples assim.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

No Windows 7, clique na data e no relógio que fica no canto inferior direito do computador, na bandeja. O sistema automaticamente mostrará uma janela com um calendário e o horário. Caso você tenha sido alvo da falha, haverá uma mensagem alertando para um reajuste automático programado para 21 de outubro às 0h. Ignore isso em “Alterar configurações de data e hora”. Uma nova janela aparecerá na tela, e tudo que é preciso fazer é clicar no botão Mudar Data e Hora, ajustando por fim o tempo corretamente. Não se esqueça de clicar em Ok!

(Imagem: Sergio Oliveira/Canaltech)

No Windows 10 é um processo semelhante. Primeiramente, é preciso clicar com o botão direito sobre a data/hora na bandeja do sistema. Depois, vá em “Ajustar data/hora” e em seguida, na janela de configurações de Data e hora que aparece, desative a chave em “Definir horário automaticamente”. Clique no botão “Alterar” em “Alterar data e hora”. Pronto: basta ajustar manualmente a data e a hora e, para finalizar as alterações, confirme clicando em “Alterar”.

Fonte: Governo do Brasil

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *