Queridinho da Black Friday: Moto Z2 Play é o melhor custo/benefício do momento?

O que ainda dá pra fazer com ele?

Quando a gente pensa em um smartphone mais antigo, no caso um que foi lançado lá pro meio de 2017, a primeira coisa que vêm a cabeça é o que ainda é possível fazer com um desses. No caso do Z2 Play, você ainda pode usar esse aparelho como um smartphone comum do dia a dia sem problemas.

O processador dele é o Snapdragon 626, que embora não seja novo, ainda suporta muito bem navegação em sites, Facebook, WhatsApp, Messenger, Telegram e Instagram, por exemplo, todos esses apps que você usa pra se comunicar. Dá pra usar apps de bancos, launchers personalizados, fazer root e instalar ROMs personalizadas. Aliás, é muito mais fácil encontrar esse tipo de coisa pra aparelhos menos novos. Também pode usar apps de tarefas, Waze, Google Maps, agenda, tudo sem problemas.

AndroidPIT motorola moto z2 force 3753
Design ainda é considerado moderno / © AndroidPIT

Dá pra usar apps de chamada por vídeo pra falar com a família, enviar e receber SMS, automatizar sua casa, fazer compras. Pra mídia também vai tudo sem problemas, seja conteúdo do YouTube, Facebook ou Netflix, ou músicas do Deezer, Spotify, YouTube, ele aceita tudo, embora o recomendado para estes serviços seja o padrão de qualidade Full HD.

São 5 polegadas e meia Full HD em tecnologia Super AMOLED. Ela é brilhante e bem intensa nas cores. Não é 4K e nem HDR, mas esse é um smartphone intermediário, certo? A qualidade do som é alta e boa, tendo as distorções de sempre mas ainda de acordo com o mercado atual.

AndroidPIT moto z2 play 6307
Moto Z2 tem quase todos os apps da Motorola / © AndroidPIT

Pra jogos, ele aceita sem problemas jogos casuais como Jetpack Joyride e outros tão simples quanto. Para jogos mais pesados, como PUBG, Clash of Clans, entre outros, ele vai performar de forma básica. Ainda assim, eu consegui jogar PUBG com ele, em gráficos baixos, sem problemas. Só não vai ser o mais fluido.

O Z2 Play tem coisas bem atuais da Motorola, como o sensor biométrico, as funções de navegação por gestos no sensor e também tem o Moto app, com aquela coisa de chacoalhar o aparelho e ele ligar a câmera ou acender a lanterna. Não tem coisas mais novas como o Moto Key, por exemplo, que guarda senhas no sensor, e nem o mais novo Moto Voz, mas acho que isso faz pouca diferença.

AndroidPIT moto mods 3649
Dá para jogar muito no Z2 Play / © AndroidPIT

A bateria dele ainda é boa, faço pouco menos de 6 horas e meia de tela com ele. Esse não é um super número, mas esse também não é um lançamento. Para o dia a dia, ele chega bem até de noite, e em uso leve pode passar de um dia.

Vai ter receber atualizações?

Sim, ele vai ter updates. A Motorola confirmou a sua atualização para o Android Pie, ainda que não tenha dado nenhuma data sobre isso. Faz alguns meses que ele foi atualizado para o Android Oreo, e não trouxe problemas com esse update. O patch de segurança está em agosto, até que bem atualizado, e vai continuar recebendo esses updates.

AndroidPIT motorola moto z2 force 3759
Moto Z2 Play receberá Pie e está no Oreo / © AndroidPIT

Como está a câmera?

Diferente dos atuais Motorola e de praticamente todos os outros smartphones, o Z2 Play não tem câmera dupla. Sendo assim, até as fotos do Moto G6 Plus são melhores do que as dele, mas isso não quer dizer que o Z2 Play seja ruim.

O sensor tem 12 MP com abertura 1.7, PDAF e laser focus. Na frontal são 5 megapixels com abertura 2.2. Tem flash nas duas, e a traseira pode fazer vídeos em FullHD a 60 fps, o que é legal, além de câmera lenta em HD. A frontal faz vídeos em Full HD a 30 fps.

IMG 20170727 155719605
Foto tirada com o Moto Z2 Play em modo automático com iluminação natural / © AndroidPIT

As fotos ficam de acordo com muitos aparelhos lançados esse ano. Não vai ser uma super câmera, mas serve bem pras redes sociais e registros do dia a dia. Em menos luz, ela não granula, mas empastela. Retratos não são o seu forte, mas são razoáveis e pegam boas expressões.

Em boa luz faz ótimas paisagens, ainda mais quando usamos o HDR. De zero a dez, daria 6 pra essa câmera. Ah, ela também tem ajustes manuais pra você explorar mais e melhorar as capturas.

Como está o custo médio?

No momento da publicação deste artigo, o valor mais baixo que encontrei em uma boa loja foi de R$ 1.350, o que é bem razoável para o que ele oferece. Porem, se você não liga em investir em modelos mais antigos, o S7 Edge pode ser uma boa, como falo neste artigo:

IMG 7979
Dá para investir um pouco mais no S7 Edge / © AndroidPIT

Moto Z2 Play é uma boa compra hoje?

Hoje ele é uma boa compra porque está com um bom custo/benefício. Por menos de 1.400 reais você leva um smartphone que vai te trazer tudo com uma velocidade bem razoável. Além disso, é bom pra presentear pais, avós e outros, porque é relativamente poderoso mas não tão caro.

Ele traz a segurança do sensor biométrico, câmera que agrada quem não é exigente, é leve e bem construído. Tem tela grande e boa e, ainda por cima, aceita os Moto Snaps, módulos especiais que aumentam a bateria, ou trazem som melhor, até TV digital trazem. 

As bordas não são pequenas, mas isso pode te ajudar a escrever com menos erros, o que é bom pra gente que não está acostumada com molduras finas. O corpo é em metal, menos frágil, e ele vai durar mais tempo por causa disso. O Z2 Play não tem bugs conhecidos, nada grave que faça dele uma má escolha. 

Você arriscaria?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *