Arábia Saudita encerra acordo com Hyperloop após críticas da empresa

A Arábia Saudita cancelou o seu acordo com a Hyperloop One logo depois que o presidente da empresa, Richard Branson, criticou o país pelo desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi no último dia 2, segundo informações do Finantial Times. O jornalista, conhecido por criticar duramente o governo do local, havia visitado o consulado saudita na cidade de Istambul, na Turquia, onde depois foi descoberto esquartejado pelas autoridades.

Branson havia comentado no início desta semana que estava congelando temporariamente a sua parceria com a Arábia Saudita, incluindo um investimento para empreendimentos de exploração espacial. O país considerava investir US$ 1 bilhão nos negócios da Hyperloop. Além disso, Rob Loyd, CEO da Hyperloop One, e Josh Giegel, diretor de tecnologia, deixariam de participar da conferência Future Investiment Initiative, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro.

Segundo pessoas relacionadas ao caso, uma hora e meia após os comunicados da companhia, a Arábia Saudita retirou o convite para o evento e cancelou os acordos.

O plano envolveria a assinatura de um tratado entre a companhia e o país para um estudo de viabilidade em profundidade, que aconteceria durante o evento, com o objetivo de estudar onde e como construir o sistema de transporte no local.

Outras empresas, como Google, Uber, Banco Mundial, J.P. Morgan e Ford, também anunciaram que não participariam do Future Investment Initiative Summit e, provavelmente, o motivo também envolve o assassinato do jornalista.

Em resposta ao Finantial Times, a Virgin Hyperloop confirmou que não compareceria ao evento, mas se negou a comentar sobre os negócios entra a companhia e o país.

A Hyperloop One já testou a sua tecnologia no estado de Nevada, nos Estados Unidos, e a Arábia Saudita havia mostrado ser o país mais ansioso para ser o primeiro a construir o sistema.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *