SpaceX lança Falcon 9 mais uma vez e dá um espetáculo nos céu da Califórnia

A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, já fez vários lançamentos de seu foguete Falcon 9 — 35 apenas nos últimos 21 meses. E, no último domingo (7), dois foguetes foram enviados mais uma vez ao espaço, mas desta vez rendendo um belíssimo espetáculo no céu da Califórnia, nos Estados Unidos.

Um Falcon 9 lançou o satélite SAOCOM 1A na órbita da Terra, sendo este o terceiro voo do Falcon 9 com a modificação Block 5. Com apenas 15 minutos de diferença, o outro foguete (Ariane 5 ES) fez parte da terceira missão da Frota Ariane 5 de 2018, com o objetivo de enviar quatro satélites Galileo para a órbita do nosso planeta, a serviço da Comissão Europeia. Os estágios iniciais de ambos os foguetes retornaram com segurança à Terra após o lançamento, com o Ariane 5 boiando no mar da Guiana Francesa, enquanto o Falcon 9 pousou, pela primeira vez, na nova Zona de Pouso 4.

Tudo aconteceu na Base Aérea de Vandenberg, local em que o céu noturno costuma ser enevoado, mas, felizmente, naquela noite, as condições colaboraram para com os registros fotográficos do lançamento. O fotógrafo Trevor Mahlmann estava por ali com seu equipamento fotográfico a postos, e conseguiu registrar imagens sensacionais dos lançamentos.

O momento do lançamento do Falcon 9 (Foto: Trevor Mahlmann/ARSTechnica)
Aqui vemos o Falcon 9 retornando à base de pouso (Foto: Trevor Mahlmann/ARSTechnica)
Foto em longa e única exposição mostra o progresso do Falcon 9 no céu californiano (Foto: Trevor Mahlmann/ARSTechnica)

Abaixo, você confere um belo vídeo em time-lapse do lançamento:

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *