Google começou a divulgar o evento anual Google I/O 2018, que é mais voltado para desenvolvedores e entusiastas da programação. Só que ela resolveu fazer diferente nesta edição: a empresa criou um enigma no estilo “Escape Room”, só que usando o Street View e cheio de possíveis pistas sobre a conferência.

Tudo começou com uma postagem no Twitter do Google Developers com uma mensagem em binário. Ela é traduzida na URL do desafio: google.com/io. Ao acessar a página, você já pode começar a jogar.

Em busca de pistas

O cenário é basicamente um escritório da Google e você navega usando setas, assim como na plataforma de navegação. O objetivo é sempre achar a senha da porta para passar para o outro ambiente.

Muita gente já começou a decifrar as pistas e elas apontam para várias referências a “irmãs”, especialmente na primeira sala: há um livro chamado “Sister Carrie”, um prato com sushis enfileirados dois a dois, um calendário marcado para 5 de agosto (“Dia Nacional das Irmãs”) e mais. Será que veremos algo relacionado a um produto espelhado, como um pareamento do Android no computador?

Uma recepção.A primeira sala é também a menos difícil.

Não vamos dar a pista aqui, mas a primeira palavra-chave é a cidade-irmã de Mountain View, sede da companhia — e, coincidentemente, sobrenome de um famoso desenvolvedor de jogos.

Já o segundo ambiente é uma sala de conferências com um prato de comida bem peculiar: um bolo ou torta de abacaxi, que em inglês ficaria “Pineapple pie” ou “Pineapple cake”. Nem é preciso dizer que a expectativa de que isso é a revelação do nome do Android P (ou só mais uma entre as várias zoeiras da Google) já começou.

No momento da publicação dessa matéria, ainda não passamos da segunda sala. A Google I/O 2018 costuma ser agendada para maio de cada ano, então espere novidades em breve.

Cupons de desconto TecMundo: