Facebook cria nova unidade de tempo

Facebook criou uma nova unidade de tempo para lidar com a programação necessária para a criação de conteúdo para realidade virtual. Em vez de usar segundos ou frações de segundos, a empresa criou o flick, uma unidade de tempo mais precisa do que a usada no cinema.

Em filmes, as gravações acontecem em 24 frames por segundo. Ou seja, a cada segundo, 24 imagens são exibidas para gerar a impressão visual de movimento. Com isso, cada imagem aparece na tela por 0,04166666667 segundo.

O problema desse número para a programação é a repetição de casas decimais. Essa formatação numérica dificulta a vida dos programadores no processo de criação de conteúdos para a realidade virtual –o Facebook é dono da Oculus VR, empresa especializada nesse segmento e criadora do Oculus Rift, um dispositivo feito para ser usado no computador para ver imagens imersivas em 360 graus.

Com o flick, o tempo de intervalo entre cenas de um filme gravado em 24 quadros por segundo pode ser representado por um número mais simples: 29.400.000 flicks. Em games exibidos a 60 quadros por segundo (fps), por exemplo, o valor em flicks entre cada cena seria menor: 11.760.000 flicks. O importante, em ambos os casos, é que os números são redondos, o que facilita o desenvolvimento de softwares de realidade virtual. O projeto foi compartilhado no site GitHub, e pode ser usado por outros programadores e empresas.

Conteúdo originalmente publicado em Exame.com

via Superinteressante

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *