Samsung começa a produzir memórias GDDR6 para placas de vídeo

Nos próximos meses, muitas placas de vídeo vão sair de fábrica com um tipo de memória mais rápida, pelo menos no que depender da Samsung: a companhia iniciou a produção em massa de memórias GDDR6. Mas não pense que elas serão empregadas apenas em unidades gráficas. Os módulos também deverão ser usados em equipamentos para inteligência artificial e até sistemas automotivos.

É óbvio que, para isso, as memórias GDDR6 precisam ter mais desempenho que os atuais módulos GDDR5 ou GDDR5X. A Samsung explica que a nova memória é baseada em um processo de fabricação de 10 nanômetros (contra 20 nanômetros da tecnologia atual) e vem com densidade por chip de 16 gigabits (ou seja, 2 gigabytes).

Samsung - GDDR6

Os chips GDDR6 da Samsung vão funcionar à velocidade de 18 Gb/s (gigabits por segundo) por pino — o dobro das memórias GDDR5 atuais —, podendo fazer a unidade alcançar largura de banda de até 72 gigabytes por segundo. O consumo de energia será até 35% menor que a geração anterior graças a um circuito que permite que a memória opere com 1,35 V em vez de 1,55 V.

Não está claro quando as primeiras placas baseadas nas novas memórias GDDR6 chegarão ao mercado, mas como a Samsung já iniciou a produção em massa, é bastante provável que tenhamos alguma coisa já neste semestre.

Vale destacar que a companhia não está sozinha na fabricação de chips GDDR6, mas, até agora, é a única a conseguir densidade de 16 gigabits.

Samsung começa a produzir memórias GDDR6 para placas de vídeo

via Tecnoblog

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *