Bug no iOS permite travar iPhones enviando um link

Nos últimos meses, o iOS vem sendo afetado por bugs muito estranhos — ele substituía a letra “I” por “A [?]”, por exemplo — e agora tem mais um problema irritante.

O desenvolvedor Abraham Masri descobriu que, se você enviar um link com muitos metadados para o Mensagens, isso pode travar o aplicativo ou até mesmo o próprio iPhone.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O bug ganhou o nome de “chaiOS”. Masri explica ao BuzzFeed News que criou uma página hospedada no GitHub, e encheu os metadados com centenas de milhares de caracteres desnecessários.

O app Mensagens carrega uma prévia dos links para adiantar alguns detalhes sobre a página da web correspondente. No entanto, ele não consegue lidar com uma quantidade gigantesca de metadados, e acaba travando.

O chaiOS não funciona de forma consistente. Segundo o The Verge, ele pode travar o app Mensagens; levar o usuário de volta à tela de bloqueio; ou até mesmo travar o iPhone inteiro.

Masri diz que a falha afeta desde o iOS 10.0 até o iOS 11.2.5 beta 5; a versão mais recente para desenvolvedores (11.2.5 beta 6) já corrigiu isso. Ele testou o bug com sucesso no iPhone X e no iPhone 5S.

O GitHub já retirou do ar o link criado por Masri para demonstrar o bug. Mas se você foi afetado, há algumas soluções paliativas: apagar a mensagem com o link (se o app não travar); ou bloquear temporariamente o domínio do site correspondente (indo em Ajustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições > Sites > Limitar conteúdo adulto > Nunca permitir).

Você também pode apenas esperar por uma atualização: como dissemos, a versão mais recente do iOS — ainda restrita a desenvolvedores — já corrigiu esse bug.

Com informações: BuzzFeed News, The Verge.

Bug no iOS permite travar iPhones enviando um link

via Tecnoblog

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *