Litecoin: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Litecoin, Ripple, Ethereum, Bitcoin Cash, Bitcoin, IOTA… São tantas criptomoedas que fica confuso saber qual exatamente é a diferença entre cada uma. Na prática, todas têm algumas características distintas que se destacam. Confira mais detalhes sobre o Litecoin.

Como surgiu o Litecoin?

Lançada por um ex-funcionário do Google em 2011, a Litecoin foi uma das primeiras moedas virtuais a serem lançadas, como fork do cliente oficial do bitcoin. Hoje, o Litecoin é a sexta maior criptomoeda em valor de mercado.

A comparação feita por muitos é que o bitcoin é o ouro enquanto o litecoin seja equivale à prata. As principais características que a distinguem do bitcoin são: menores taxas de transação e maior número de operações por segundo.

Na prática, a rede do litecoin processa um bloco a cada 2 minutos e meio, enquanto no bitcoin um bloco é processado a cada 10 minutos. Os mineradores ganham 25 litecoins para cada bloco novo, número que é dividido pela metade a cada 840 mil blocos (ou 4 anos).

Graças a essa geração mais frequente dos blocos, a rede consegue ter mais transações por segundo e menores taxas. Além disso, o algoritmo de criptografia uasdo no litecoin permite mineração mais fácil em relação ao bitcoin.

Pra que serve o Litecoin?

Como a Litecoin é basicamente um bitcoin “melhorado”, tem usos bem parecidos. Sua função principal é fazer pagamentos, mas, como as outras criptomoedas, também serve para especular.

Como minerar Litecoin?

No começo, era fácil minerar litecoin com uma GPU comum, mas hoje em dia é mais difícil por conta do número de pessoas na rede. Portanto, é comum que a mineração se dê por pools de mineração, quando muitos usuários se unem para minerar um bloco juntos e dividir a recompensa. O mais conhecido é o Litecoin Pool.

Outra alternativa é o cloud mining, quando você paga para uma empresa minerar litecoin para você e recebe parte da recompensa; o dinheiro que você dá é usado para investir em hardware, então não é preciso fazer a mineração no seu próprio computador. Os mais conhecidos, listados neste site, são Genesis Mining, Hashflare e Eobot.

Qual a cotação do Litecoin?

Veja a cotação abaixo do Litecoin (LTC) em reais, com o equivalente em dólares (USD) logo abaixo.

Como comprar Litecoin

A boa notícia é que o litecoin é uma das poucas moedas que você pode comprar em reais. O Mercado Bitcoin, exchange brasileira, suporta litecoin, bitcoin e bitcoin cash. Se você preferir comprar em dólares ou bitcoin, pode optar por uma destas maiores exchanges: GDAX, OKEx, Bitfinex, Binance e Huobi.

Litecoin: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

via Tecnoblog

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *