Desde o último final de semana, um novo conjunto de padrões passou a valer em todo o Reino Unido obrigando os bancos a disponibilizar as informações bancárias de seus clientes de forma aberta e acessível. A ideia é facilitar a vida do consumidor na hora de controlar toda a sua vida bancária.

A medida instituída pela CMA, órgão britânico que regulamenta o mercado, determina que os bancos devem fornecer o histórico de transações da conta de um cliente para outros bancos e instituições financeiras. Obviamente, isso só acontece de forma segura e a pedido do titular da conta.

A intenção das autoridades britânicas é expandir essa possibilidade para outras frentes, como a dos cartões de crédito. Mas qual a vantagem disso? Com essa possibilidade, em breve os clientes terão à sua disposição aplicativos que permitem gerenciar contas bancárias em diferentes instituições em um só lugar.

Em breve, aplicativos poderão gerenciar contas de diferentes bancos em um só lugar

Quem tem conta em mais de um banco deve ter imaginado o quanto uma medida como essa pode facilitar tudo. Além disso, facilitar com que apps inteligentes analisem o histórico de sua conta pode ajudar também a encontrar melhores condições em outras instituições (e o mesmo pode acontecer com os cartões de crédito).

O governo britânico oferece até mesmo uma API que será a base para a criação de aplicações para gerenciar informações bancárias. Na era de fintechs com contas digitais e cartões de créditos gerenciados por aplicativos, essa medida tem tudo para levar os bancos definitivamente para o século 21, ao menos no Reino Unido.

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