Google deleta backups do Android se dispositivo ficar inativo por dois meses

O Android faz backup automático do seu dispositivo no Google Drive — incluindo aplicativos, histórico de chamadas e configurações (como senhas Wi-Fi) — desde o Marshmallow. É algo útil caso você troque de smartphone, por exemplo.

No entanto, um usuário do Reddit reparou que o backup dele foi removido sem qualquer aviso do Google. O incidente ocorreu depois que ele ficou alguns meses sem usar seu Nexus 6P.

De fato, como nota o Android Police, os backups do Android no Drive só permanecem “se você usar seu dispositivo”. Eles recebem uma data de validade caso o smartphone fique inativo por duas semanas. Após dois meses de inatividade, eles serão automaticamente removidos, e não há como recuperá-los.

Isso foi irritante para o usuário do Reddit porque o Google apagou o backup dele sem aviso, notificação ou e-mail; e porque não o permitiu usar seus 100 GB de armazenamento no Drive para mantê-lo.

Pior: o Google confirmou ao The Next Web que essa data de validade só aparece “na seção Backup do aplicativo Google Drive para Android”, e não na web, o que dificulta as coisas.

Se você não gostou disso, a sugestão do próprio Google é deixar seu feedback. Na web, vá em drive.google.com, clique na engrenagem no canto superior direito, depois vá em Ajuda e Enviar feedback. No app do Drive, abra o menu lateral, toque em “Ajuda e feedback” e depois em “Enviar feedback”.

Com informações: The Next Web, Android Police.

Google deleta backups do Android se dispositivo ficar inativo por dois meses

via Tecnoblog

Deixe uma resposta