Gear Fit 2 Pro é a pulseira da Samsung que gosta de nadar

Samsung Gear Fit 2 Pro

O Gear Fit 2 Pro, nova pulseira inteligente da Samsung, começou a ser vendido nesta sexta-feira (15) em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. O gadget pode detectar e mensurar diversos tipos de atividades, mas dá atenção especial a uma modalidade esportiva que costuma exigir dispositivos mais sofisticados para monitoramento: a natação.

Cai na água

Não faltam opções de smartwatches e smartbands com certificação IP68. Mas, normalmente, esses dispositivos permitem apenas que você faça uma corrida no meio da chuva ou dê um mergulho de leve na piscina, por exemplo. Já o Gear Fit 2 Pro foi preparado para suportar atividades mais intensas na água, embora a Samsung não recomende o seu uso em grandes profundidades ou em esportes aquáticos de alto impacto, como esqui.

Para tanto, a pulseira recebeu certificação 5 ATM, que assegura resistência em profundidades de até 50 metros. No evento de lançamento, realizado na noite de quinta-feira (14), em São Paulo (SP), a Samsung fez demonstrações do Gear Fit 2 Pro em piscinas esportivas.

Samsung Gear Fit 2 Pro

A pulseira pode monitorar diversos parâmetros, como distância desenvolvida na água, número de voltas na piscina e até o tipo de nado. Durante a atividade, também é possível monitorar os batimentos cardíacos. De acordo com a Samsung, a precisão é alta debaixo d’água, desde que o Gear Fit 2 Pro esteja bem preso ao pulso.

Mas não é só isso. O Gear Fit 2 Pro tem GPS, giroscópio, acelerômetro e barômetro, portanto, também pode monitorar caminhadas, corridas, pedaladas, entre outras práticas esportivas, como não poderia deixar de ser. Tudo é detectado automaticamente. As estatísticas referentes às atividades podem ser avaliadas no aplicativo da pulseira, disponível para Android (a partir da versão 4.4) e iOS (9 ou superior).

Não é só para esporte

Uma característica interessante do Gear Fit 2 Pro é a compatibilidade nativa com o Spotify. Você pode ouvir músicas do serviço a partir da sincronização com o smartphone via Wi-Fi ou baixá-las na própria pulseira. O dispositivo tem 4 GB de espaço interno. Dá para colocar um bom punhado de faixas ali. Para ouví-las, você precisa de fones Bluetooth, é claro.

Samsung Gear Fit 2 Pro

No evento, a Samsung fez questão de ressaltar que o Gear Fit 2 Pro é uma pulseira para o dia a dia, não só para atividades físicas. Se você estiver em uma reunião e não quiser tirar o celular na frente de todo mundo, por exemplo, pode conferir ou até responder uma mensagem de texto na própria pulseira.

A tela do Gear Fit 2 Pro, Super AMOLED, tem 1,5 polegada, resolução de 432×216 pixels (310 ppi) e proteção Gorilla Glass. As informações aparecem com boa nitidez e o brilho é suficiente para que você possa enxergá-las em um ambiente com luz solar, mas eu tive impressão de que, vez ou outra, será necessário fazer algum esforço para isso.

Sim, o display é sensível ao toque. Funciona bem. Mas o tempo de resposta é ligeiramente atrasado. Não é nada que atrapalhe, mas pode levar um tempinho para você se acostumar.

Samsung Gear Fit 2 Pro

O dispositivo tem processador dual-core Exynos 3250 de 1 GHz, 512 MB de RAM e sistema operacional Tizen. É um bom conjunto. Nos poucos minutos de testes, não notei lentidão ou imprecisões. A bateria, por sua vez, tem 200 mAh. A autonomia vai depender das atividades que você realiza, mas a Samsung fala que a bateria pode durar de três a quatro dias.

No visual (e nas especificações internas), o Gear Fit 2 Pro não difere muito do Gear Fit 2, lançado em 2016. O que não quer dizer que não houve avançados: a Samsung destaca a melhora da curvatura da pulseira, que permite que o dispositivo encaixe com mais ergonomia no pulso.

Samsung Gear Fit 2 Pro

De fato, o Gear Fit 2 Pro ficou acomodado de maneira bem confortável no meu braço. Eu testei a versão maior (158 mm a 205 mm), mas a pulseira também tem uma versão pequena (125 mm a 165 mm).

Preço e disponibilidade

As funções para natação são o grande destaque do Gear Fit 2 Pro, mas concordo com a Samsung: o dispositivo se encaixa bem na rotina diária. Além de esportes, dá para monitorar os passos que você dá durante o dia, receber notificações e verificar como está o seu sono, por exemplo.

Nada disso é novo, bem sei, mas o Gear Fit 2 Pro transmitiu nos testes aquela sensação de produto bem-acabado que, por conta disso, dá vontade de usar constantemente.

Samsung Gear Fit 2 Pro

Só que, para variar, tamanha conveniência pesa no bolso: o Gear Fit 2 Pro chega ao Brasil em duas opções de cores (preto, preto com vermelho) custando R$ 1.199. Nos Estados Unidos, o gadget também começou a ser vendido hoje, só que por US$ 199,99.

Gear Fit 2 Pro é a pulseira da Samsung que gosta de nadar

via Tecnoblog

Deixe uma resposta