Notebook Samsung Style 2 em 1 – review/análise [vídeo]

A Samsung tem uma grande variedade de notebooks, com opções que atendem às mais diversas necessidades do consumidor. Nós já testamos vários produtos da marca e vimos que ela tem se empenhado em levar novidades em design e performance ao consumidor.

Entre tantos dispositivos, os laptops da série Style chamam a atenção pelo design diferenciado e a performance excepcional — algo que já comentamos no review do Style S50. Desta vez, no entanto, a fabricante nos enviou um produto um tanto diferente: o Style 2 em 1.

Este notebook tem tela 13,3 polegadas com alta resolução e segue uma tendência de mercado bastante procurada, a de aparelhos conversíveis. Basicamente, isso significa que temos aqui um aparelho que oferece mais do que a experiência tradicional dos notebooks.

Samsung Style 2 em 1

Com o Samsung Style 2 em 1, você pode rapidamente transformar seu produto num tablet ou em um display para apresentações. Versatilidade é a palavra de ordem, sendo este o grande chamariz deste modelo. Apesar disso, não podemos menosprezar o hardware e outros detalhes deste laptop.

No interior, a Samsung instalou um processador Intel Core i5 de sétima geração, um chip gráfico atualizado e uma bateria que promete autonomia excepcional. Apesar dessas vantagens, há alguns pontos questionáveis, tal qual a memória RAM e o disco rígido que podem comprometer a performance no dia a dia. Será que estamos enganados? Vamos ver!

Especificações

Especificações do Style 2 em 1

Capricho de primeira no design

Seguindo a tendência de design do Style S50, o aparelho Style 2 em 1 deve impressionar os consumidores mais exigentes. Apesar de não surpreender nas medidas, este modelo conquista pelas curvas projetadas com cautela e o acabamento impecável.

A cor prata usada na tampa e também na parte interna dá o toque perfeito de luxo. O logotipo na tampa chama a atenção e “conversa” com os demais dispositivos da série. O mesmo capricho visual é perceptível na parte interna deste notebook.

O teclado retroiluminado conta com teclas do tipo “chiclete” (teclas chatas que ocupam menos espaço e garantem conforto na digitação). Há espaço razoável entre as teclas, o que garante mais conforto para digitação no dia a dia. A única mancada nesse ponto é o layout americano. O touchpad grande se destaca ainda mais pela borda cromada.

Teclado Samsung Style 2 em 1

A característica versátil do produto é o grande destaque, sendo muito prático mudar para os modos tenda, apresentação ou tablet. É claro que o peso de quase 1,8 kg é um problema na hora de usar como tablet, mas é um ponto complicado em máquinas 2 em 1.

A parte interessante dessa versatilidade é a praticidade de uso, sendo que o Windows reconhece as mudanças e ativa recursos especiais para interação com toque. O único detalhe é que a tela balança em alguns casos, então mesmo na gentileza, você vai ver todo o conteúdo chacoalhando.

Tela muito boa

A tela de 13,3 polegadas é bem similar a que vimos no Style S50, porém ela recebe uma camada adicional para a sensibilidade ao toque. O display foi posicionado de uma forma que garante conforto no uso independente se você prefere usar o PC como notebook ou tablet. As bordas grossas evitam que os dedos atrapalhem quando o modo tablet está ativado.

O tamanho da tela é adequado para tarefas do dia a dia, já que garante uma experiência excelente tanto para usar o sistema quanto para curtir conteúdos multimídia e jogos. A resolução Full HD (1920×1080 pixels) entrega uma definição sensacional, já que há muitos pixels numa pequena área.

Tela Samsung Style 2 em 1

Fora isso, vale mencionar os atributos gerais que contribuem para uma reprodução fiel de cores. O contraste reforçado garante um colorido agradável, enquanto o brilho razoável garante conforto no uso independente do ambiente. Importante frisar que o display não distorce as cores de forma alguma, o que é excelente para quem prima pela qualidade.

Hardware desequilibrado

Num primeiro momento, a configuração de hardware do Samsung Style 2 em 1 parece adequada para quaisquer tarefas, porém não é preciso muito tempo uso para perceber que há um desequilíbrio que prejudica bastante a experiência em quase todas as situações.

Essa máquina tem chip Intel Core i5-7200U, que, por padrão, opera com clock de 2,5 GHz, mas que pode chegar a 3,1 GHz em situações mais exigentes. Por se tratar de um chip da série Core i5, ele vem com menor quantidade de memória cache, mas isso não implica em grandes limitações no dia a dia.

Touch Samsung Style 2 em 1

Equipado com dois núcleos e capaz de executar até quatro threads, esta CPU é robusta e pode ser adequada para qualquer atividade que você pretenda realizar na sua máquina. Ela é comum em produtos da categoria, então nenhum problema nesse sentido. O TDP típico é de 15 watts, mas ele é configurável, o que pode garantir melhor autonomia de bateria.

Os módulos que acompanham o produto são do tipo DDR4, o que garante economia e bom desempenho. Todavia, é importante ressaltar que parece haver uma desproporção entre a CPU e os demais componentes. A memória de apenas 4 GB é um fator limitador em várias situações e certamente pode impactar negativamente em vários apps.

Samsung Style 2 em 1 Tablet

Fora isso, ficamos bastante preocupados — e decepcionados — com o desempenho pífio do disco rígido. Ainda que muitos aparelhos atuais venham com HDs, poucos parecem sofrer tanto com lentidão como este Samsung Style 2 em 1. O disco rígido simplesmente estraga toda e qualquer chance de satisfação com os programas.

O disco rígido demora em abrir os apps e quando há muitos programas abertos, ele deixa o sistema inteiro lerdo. Tivemos situações em que até mesmo o Menu Iniciar levou algum tempo para responder. A lentidão é generalizada e tivemos esse mesmo problema em duas unidades do aparelho, o que comprova que os HDs estragam muito a experiência geral com o notebook.

Bateria e áudio

Uma característica que nos surpreendeu foi a autonomia da bateria. Para execução de vídeos e jogos, conseguimos aproveitar a máquina por quase 4 horas — isso com o nível de brilho no nível médio. Para quem pretende usar apenas aplicativos do pacote Office e navegador de internet, a bateria do Expert X51 deve aguentar facilmente umas 5 ou 6 horas.

O teste do Powermark apresentou resultado similar, então não temos reclamações nesse sentido. Além do uso inteligente de energia, este Samsung Style se destaca pelo carregador do tipo Fast Charge, que garante quase duas horas de bateria com apenas 20 minutos de carregamento na tomada.

Samsung Style 2 em 1 Som

O som do Samsung Style 2 em 1 não é surpreendente, mas entrega potência e qualidade satisfatória. Ele entrega volume suficiente até para ambientes com algum nível de barulho, ainda mais se considerarmos que estamos tratando de um sistema de apenas 3 watts. A equalização é boa, ainda que os agudos e médios sejam priorizados.

Vale a pena?

No fim das contas, o Samsung Style 2 em 1 é um notebook cheio de estilo e que tem uma proposta diferenciada com sua característica versátil. Apesar disso, é difícil recomendar o produto, ainda mais por conta da experiência limitada pelo hardware desequilibrado.

Infelizmente, a pequena quantidade de memória RAM e o disco rígido com performance limitada estragam bastante a graça de usar o aparelho. Assim, se você gostou muito do design deste notebook e quer adquirir uma unidade, já é bom preparar o bolso para investir em mais memória e num SSD.

Não bastasse esse inconveniente, é preciso considerar que, na contramão de sua proposta, o Style 2 em 1 não é um produto tão compacto e leve para usar como um tablet, tampouco entrega um display reforçado para interação com toque, sendo que a instabilidade do suporte da tela pode atrapalhar em várias casos.

Falando em preço, o valor de 2.500 reais (para o modelo com Intel Core i3) não está fora da realidade, mas os tantos inconvenientes citados implicam em algum gasto adicional para obter uma performance mais consistente. Assim, nas atuais condições, nós não recomendamos a compra deste laptop. Se você gostou muito do design, vale aguardar uma boa promoção.

Cupons de desconto TecMundo:

Este produto foi cedido pela Samsung para a realização desta análise.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta