HBO ‘esconde’ animação polêmica no HBO Go após multa milionária no Brasil

Canal pago foi multado em R$2 milhões pelo Procon por exibir o filme adulto ‘Festa da Salsicha’ durante o dia sem aviso sobre seus conteúdos sexuais.

Após ser alvo de muitas reclamações e de uma multa de 2 milhões de reais do Procon por exibir a animação adulta Festa da Salsicha em horário diurno, a HBO Brasil resolveu tirar o filme da sua grade de programação, deixando-o disponível apenas no seu serviço sob demanda HBO Go.

Ao pesquisar pela animação de Seth Rogen no site da HBO Brasil, o usuário encontrará a seguinte mensagem: “Atualmente este evento não está programado ou não possui direitos para o território selecionado.” No entanto, o filme está disponível normalmente no HBO Go, conforme testes realizados pelo IDG Now! na tarde desta quinta-feira, 14/9.

Entenda o caso

A polêmica começou há algumas semanas, depois que a HBO exibiu durante o dia, inclusive pela manhã, o filme Festa das Salsichas. Apesar de ser uma animação, a produção possui forte conteúdo sexual e já foi chamada até de “animação pornográfica”. 

Por conta disso, muitos pais tomaram a Internet para fazer reclamações contra a HBO nas redes sociais, alegando que o canal pago não deveria exibir o filme nesse horário, além de não trazer nenhuma menção sobre o conteúdo sexual da animação na descrição do filme, que teve sua classificação indicativa alterada de 16 para 18 anos no canal depois das reclamações.

festahbo.jpg

No último dia 5 de setembro, o Procon-SP multou a HBO Brasil em 2.010.986,67 por ter exibido o polemico filme em horários diurnos e sem fazer advertência sobre os conteúdos adultos em seu site, aplicativo ou redes sociais. 

Outro lado

Em um comunicado enviado ao IDG Now!, a HBO, que pode recorrer da multa milionária do Procon, disse que segue as práticas padrão da TV paga. “Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados. De acordo com a legislação brasileira, Festa da Salsicha é avaliado como apropriado para pessoas com idade igual ou maior de 16 anos. Além disso, as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem”, afirma a empresa em sua declaração oficial sobre o assunto.

via IDG Now!

Deixe uma resposta