Bosch quer colocar ABS em bicicletas elétricas

Os veículos motorizados de hoje, como carros e motos, geralmente contam com o sistema antitravamento dos freios, o popular ABS – seja de fábrica ou como opcional. A tecnologia impede que os freios travem e arrastem as rodas, tornando a frenagem mais eficiente em algumas situações de emergência, especialmente quando a aderência é pouca.

Agora, o ABS finalmente pode chegar às bicicletas através da Bosch, que está desenvolvendo o sistema para evitar que, quando você frear muito forte com sua magrela, tudo fique sob controle, impedindo que a roda traseira levante ou que a dianteira, na qual o sistema vai atuar efetivamente, seja arrastada.

O ABS para bicicletas foi demonstrado durante uma exibição no campo de testes da Bosch em Boxberg, na Alemanha. O módulo do sistema fica localizado logo abaixo do guidão e funciona em conjunto com os freios a disco e com sensores que controlam a rotação das rodas. Tudo isso, no entanto, precisa ser alimentado por energia, o que significa que o ABS só está disponível em bikes elétricas.

Um software é inserido no módulo para garantir que a roda não trave, permitindo a rolagem intermitente sempre que o sistema detecta que a aderência não é o suficiente e também monitorando se a roda traseira levantou ou não, impedindo que você tombe.

A tecnologia deve ficar disponível inicialmente para frotas de bikes compartilhadas na Europa, para depois chegar aos modelos que serão vendidos para o público.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta