Uber fecha fusão com Yandex em acordo bilionário na Rússia

A Uber e a Yandex, uma gigante da internet na Rússia, uniram suas operações de serviços de transporte alternativo no país e na Ásia Central, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (13).

A fusão vem contra a abordagem normalmente usada pela empresa fundada por Travis Kalanick, sempre disposta a lutar contra a competição. Desta vez o caminho da paz foi melhor para ambos os lados após de anos de disputas pelo controle do segmento na região.

A Yandex possui um braço de transportes, a Yandex Taxi. A nova companhia irá operar na Rússia e em outros países da ex-união soviética como Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Armênia e Geórgia.

Segundo comunicado oficial, a Yandex ficará com 59,3% da empresa, enquanto a Uber terá 36%. Os 4% restantes ficarão com os funcionários. A Uber investirá US$ 225 milhões enquanto a Yandex injetará mais US$ 100 milhões.

“As empresas combinadas atualmente fazem 35 milhões de corridas por mês enquanto crescem 400% ano a ano. Desde que fundamos a Yandex.Taxi em 2011, nós já conectamos milhões de motoristas e passageiros a se tornarem o maior e mais confiante negócio de corrida compartilhada na Rússia e nos países vizinhos”, explicou Tigran Khudaverdyan, presidente-executivo da Yandex Taxi e futuro CEO da nova companhia.

Entidades regulatórias dos países onde a gigante irá funcionar ainda precisam aprovar a nova união. As duas partes acreditam que poderão estar rodando nas ruas a partir do último trimestre de 2017.

A ação marca o segundo recuo da Uber em mercados internacionais. Em 2016, a empresa vendeu suas operações na China à Didi Chuxing. A decisão de ceder à pressão da concorrência na Rússia pode ser um indicativo da preocupação da Uber em melhorar seu caixa.

A Uber chegou à Rússia quando a Yandex Taxi já estava consolidada. Passados anos de disputa, a empresa norte-americana jamais conseguiu tomar a ponta do mercado. Além disso, a Yandex possuía uma vantagem técnica por conta do Yandex Maps, a tecnologia local de mapeamento – a concorrente precisava depender de fornecedores externos para obter o serviço.

Ao longo da guerra dos preços, a Uber chegou a anunciar um prejuízo de US$ 170 milhões no mercado russo, causado em grande parte pelos inúmeros descontos e campanhas de publicidade na tentativa de superar a Yandex Taxi.

Enquanto a Uber tinha dificuldades para operar na Rússia com seu sistema de conectar motoristas e passageiros através de seu aplicativo, a Yandex trabalhava com uma frota de 20 mil veículos em todo o país. A empresa foi capaz de reunir todas estas pessoas através de seu sistema de buscas online, também chamado de “Google da Rússia”.

Via The BRIEF

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta