Celular na geladeira faz bem para o aparelho: mito ou verdade?

A nova moda agora é colocar o celular dentro da geladeira para melhorar o seu desempenho, mas muitos ainda estão na dúvida quanto à eficácia e aos possíveis riscos da prática.

Bom, o resfriamento do aparelho é de fato mais seguro para o aparelho do que o aquecimento. Quem é que nunca levou o aparelho para a praia, por exemplo, e ele acabou desligando sozinho por superaquecimento? Isso acontece porque o calor excessivo faz com que fenômenos físicos e químicos alterem a composição da bateria. É mais comum do que se imagina!

Mas então, se o colocar na geladeira a bateria vai durar mais? O portal UOL conversou com um especialista que respondeu à pergunta.

De acordo com Antonio Carlos Gianoto, professor de Engenharia, colocar o celular na geladeira potencializa e recupera o processo de recomposição da bateria quando ela está fraca. Porém, o profissional recomenda que o aparelho nunca seja colocado no freezer: “Dentro da bateria existem líquidos que, dependendo do tempo que ficarem no local, podem ficar congelados”, afirma.

Ou seja, se o frio for extremo, o resultado será inverso ao esperado, prejudicando não só a bateria, mas também o celular inteiro. E apesar de fazer sentido a prática de colocar o aparelho na geladeira, o professor não recomenda, até porque a diferença é mínima.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta