Speaker inteligente liga para a polícia e salva vida de mulher nos EUA

Embora muita gente acredite que os speakers inteligentes, aos moldes do Google Home e do Amazon Echo, são um luxo desnecessários, um desses equipamentos pode ter salvado a vida de uma moça no Novo México ao chamar a polícia durante um caso de violência doméstica.

Sim, ao que parece esses gadget podem ir muito além de responder as suas dúvidas culinárias, de buscar suas músicas favoritas ou ativar durante comerciais criativos de redes de fast food. Um aparelho desses aparentemente impediu que Eduardo Barros, que presta serviços de house sitting – uma espécie de caseiro ou zelador temporário para casas –, assassinasse sua namorada na frente da filha dos dois.

Smart speakers: estilosos e ainda salvam vidas

O serviço de emergência ouviu as ameaças de assassinato em tempo real

Segundo informações obtidas pelo Phone Arena, o trio estava cuidando de uma casa quando uma discussão saiu do controle e acabou levando Barros a ameaçar sua parceira com uma arma. Em determinado momento da briga, o rapaz perguntou se a mulher “havia ligado para o xerife” e o smart speaker dos donos do imóvel interpretou a frase como um comando de voz. Resultado disso? O dispositivo realizou a ligação e o serviço de emergência ouviu as ameaças de assassinato em tempo real.

Pouco tempo depois, policiais chegaram no endereço e removeram a moça – que teve apenas alguns ferimentos leves e lesões – e a criança da cena do crime. Barros ainda resistiu à prisão por um tempo, fazendo com que uma equipe da SWAT e negociadores tivessem que vir ao local para convencer o homem a se render. “O uso inesperado dessa nova tecnologia em contatar os serviços de emergência possivelmente ajudou a salvar uma vida”, afirmou Manuel Gonzales III, xerife do Condado de Bernalillo.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta