Quase 2 mil cidades no Brasil poderão receber 4G (700 MHz) em breve

O licenciamento de estações de Serviço Móvel Pessoal (SMP) foi liberado pela Anatel. Dessa maneira, as operadoras poderão trabalhar com a banda 4G (faixa 700 MHz) em quase 2 mil cidades. Entre elas, são 12 capitais: Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Macapá/AP, Natal/RN, Palmas/TO, Recife/PE, Rio Branco/AC e Teresina/PI.

De acordo com a Anatel, via Telesíntese, o licenciamento “é fruto do trabalho realizado no âmbito do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) para a antecipação do desligamento do sinal analógico de televisão em algumas localidades e consequente liberação dessa faixa para utilização das operadoras do serviço móvel em tecnologia de quarta geração (4G)”.

Agora, serão realizados estudos de viabilidade técnica nas cidades para, posteriormente, as operadoras oferecerem os serviços internet móvel de alta velocidade.

“A partir da aprovação do Gired, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV inicia um estudo preventivo de mitigação de eventuais interferências e, após o encerramento dessa atividade, a Anatel libera o licenciamento das estações”, segundo o Telesíntese.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta