WikiLeaks afirma que Governo dos EUA pode localizar PCs com Windows por Wi-Fi

Espionagem

Nesta sexta-feira (30), o WikiLeaks revelou informações que mostram que a agência de inteligência dos Estados Unidos (a CIA) utiliza uma ferramenta capaz de descobrir a identidade de redes e máquinas via Wi-Fi. Com isso, o Governo do país consegue localizar um dispositivo geograficamente.

Criado em 2013, o software se chama ELSA e ele usa o banco de dados de localização de redes públicas da Microsoft e do Google. Primeiramente, o programa inclui um tipo de malware no dispositivo espionado, que, assim que instalado, começa a escanear e coletas metadados de redes Wi-Fi que estiverem próximas. Mesmo que as máquinas não estejam conectadas à internet, caso estejam com o Wi-Fi habilitado já podem ser rastreadas pela agência.

De acordo com as análises, o malware foi desenvolvido para Windows 7, mas também é capaz de funcionar no Windows 10. Contudo, não se sabe se a CIA ainda o utiliza para rastrear máquinas por aí, ou se já estaria contando com técnicas mais modernas de espionagem, secretamente.

Via: Wired, WikiLeaks

via Canaltech

Deixe uma resposta