TIM ativa 4G de 700 MHz em seis capitais

Seis capitais brasileiras estão recebendo o 4G da TIM na frequência de 700 MHz: Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP) e Rio Branco (AC). A operadora já havia ativado a nova rede em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e em outras cidades nas quais já houve o desligamento do sinal de TV analógica.

A frequência de 700 MHz traz maior penetração de sinal, o que melhora a recepção em ambientes internos. A TIM afirma que, nas cidades de Fortaleza e Recife, a cobertura indoor de 4G deverá aumentar de 50% para mais de 95%. Na capital federal, onde a nova faixa foi ativada em abril, o tráfego dos usuários no 4G aumentou 60% em menos de um mês.

Outra vantagem do 4G de 700 MHz é que, justamente por oferecer melhor cobertura interna, a TIM vai oferecer em breve o VoLTE, que utiliza o 4G para fazer chamadas telefônicas — atualmente, quando você recebe uma ligação, o celular derruba a conexão para 2G ou 3G. Nem todos os aparelhos com 4G suportam VoLTE, mas ultimamente a tecnologia tem aparecido em smartphones abaixo dos mil reais.

Ao Tecnoblog, a TIM informa que já está utilizando agregação de três frequências (700, 1.800 e 2.600 MHz) em duas cidades: Rio Verde (GO) e Fernando de Noronha (PE). Com mais espectro disponível, a capacidade da rede aumenta, e a velocidade da conexão também.

TIM ativa 4G de 700 MHz em seis capitais

via Tecnoblog

Deixe uma resposta