Donald Trump adora esta capa. Ela só tem um problema: é falsa

“Donald Trump – O Aprendiz é um megassucesso!” “Trump está acertando em tudo… até na TV!”. Essas duas chamadas, mais uma foto do então apresentador Trump, estampam uma capa da revista Time que está pendurada em pelo menos cinco clubes de golfe pertencentes ao presidente dos EUA. Mas ela não é verdadeira. A capa, com data de 1/março/2009, jamais foi publicada pela Time. Na verdade, trata-se de uma imitação amadora, feita no Photoshop.

O caso foi revelado pelo jornal Washington Post, que visitou os clubes de golfe e encontrou a falsa capa exposta em refeitórios, lojas e áreas comuns dos estabelecimentos. Observando a capa mais atentamente, é possível perceber que ela não é verdadeira. A borda vermelha, marca registrada da Time, é mais fina do que o normal, as chamadas contêm exclamações (elemento que a revista dificilmente utilizaria) e uma delas possui as letras ligeiramente distorcidas. O código de barras da revista também é falso – foi copiado de um tutorial de design. Procurada pelo Washington Post, a Time confirmou que se trata de uma falsificação.

A falsa capa repercutiu nos EUA, pois a questão das “notícias falsas” (fake news) foi um tema central de Trump durante a campanha presidencial. Ao se ver confrontado com alguma notícia com a qual não concordava, Trump repetidamente dizia que ela era falsa.

Ontem, o presidente dos EUA foi ao Twitter se manifestar sobre o caso. “O #AmazonWashingtonPost, também conhecido como protetor da Amazon, que não paga os impostos que deveria, é FAKE NEWS!”, tuitou. Desde 2013, o Washington Post pertence a Jeff Bezos, o bilionário dono da Amazon. A direção da revista Time diz ter entrado em contato com a Trump Organization, solicitando que a falsa capa seja retirada dos clubes.

via Superinteressante

Deixe uma resposta