Smartphones já são os principais dispositivos para leitura de notícias no Brasil

Smartphone e not?cia

No Brasil, as pessoas já usam mais smartphones para ler notícias do que computadores. Essa é a primeira vez que os dispositivos móveis superam os PCs na busca por informações diárias, de acordo com um relatório do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A pesquisa foi feita com mais de 70 mil pessoas em 36 mercados, e, no Brasil, o uso de smartphones e tablets para ler notícias nas regiões urbanas chegou a 65%, superando a participação dos computadores, que ficaram com 62%.

Ainda segundo o estudo, apesar de no Brasil os smartphones liderarem a leitura de notícias, em alguns países essa atividade está em queda por conta de aplicativos que não filtram o conteúdo por meio de algoritmos.

Quanto ao WhatsApp, por aqui ele começa a rivalizar com o Facebook, sendo que 46% dos entrevistados disseram usar o mensageiro para ler e compartilhar notícias, o que significou um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior. O Facebook fica com 57%, tendo reduzido 12 pontos desde o estudo passado.

Já quanto à confiança que os meios de comunicação passam aos leitores, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking, com 60% dos entrevistados dizendo confiar na mídia, em geral. Quem lidera esse ranking de confiança é a Finlândia, com 62%, enquanto os Estados Unidos têm 38% de confiança na mídia. Contudo, no Brasil, o número de pessoas que acredita que a mídia mostra conteúdos de maneira imparcial caiu de 36 para 30%.

Fonte: Reuters

via Canaltech

Deixe uma resposta