Spotify testa músicas patrocinadas nas contas gratuitas

Sem fazer alarde, o Spotify começou a testar um novo formato de obtenção de receita com as contas gratuitas: a disponibilização de músicas patrocinadas. Com a novidade, gravadoras e artistas poderão promover canções individuais na parte superior de playlists.

Até certo ponto, o formato em teste lembra a velha prática do jabá, quando gravadoras ou artistas pagam rádios para tocar determinadas músicas com mais frequência. Mas, no Spotify, o formato está sendo desenvolvido para ser minimamente invasivo ou incômodo.

Spotify - Imagem por freestocks.org

Começa pelo estilo musical: as canções patrocinadas são condizentes com as preferências do usuário (ou pelo menos devem ser). Assim, se você gosta de música eletrônica, por exemplo, não verá na sua playlist uma faixa de heavy metal. Além disso, há preocupação com a quantidade: o usuário se deparará apenas com uma música patrocinada aqui, outra ali, sem excessos.

Não está claro se a remuneração da modalidade ocorrerá por visualização da faixa nas playlists, pela quantidade de reproduções ou por outro meio. De qualquer forma, todas as músicas patrocinadas são marcadas com os dizeres “Sponsored Content” ou com alguma forma de identificação. O tweet abaixo mostra um layout em que a faixa patrocinada (Call Me) aparece destacada acima da playlist.

Além da reprodução de áudio com comercial e exibição de anúncios, o Spotify também vem permitindo que marcas patrocinem playlists populares. As músicas patrocinadas, se aprovadas, se juntarão a esses modelos para dar à empresa um pouco mais de fôlego para o caixa. É fácil compreender: o serviço já atingiu a marca de 140 milhões de usuários, mas o número de contas pagantes é de 50 milhões, de acordo com dados divulgados em março.

Por enquanto, as músicas patrocinadas estão sendo testadas apenas com alguns usuários. Pelo menos na fase atual, o dono da conta pode desabilitar a inserção dessas músicas em playlists nas configurações.

Pode até ser que as músicas patrocinadas apareçam, opcionalmente, nas contas Premium — até porque o formato não deixa de ser um meio que permite ao usuário descobrir novas músicas. Mas, ao menos durante o período de testes, a ideia será avaliada apenas nas contas gratuitas.

Com informações: TechCrunch, The Verge

Spotify testa músicas patrocinadas nas contas gratuitas

via Tecnoblog

Deixe uma resposta