Google Drive vai facilitar sua vida na hora de realizar backups

Google Drive offline

A Google acaba de trazer uma ótima novidade para tornar os serviços do Drive ainda mais práticos e eficientes. A partir de agora, a plataforma de armazenamento na nuvem conta com mais opções de sincronização e backup para que você não corra o risco de perder nenhum arquivo importante em seu computador.

Seja no Windows ou no Mac, os usuários poderão selecionar pastas inteiras para sincronizar com o Google Drive, facilitando o backup de arquivos. Assim, por mais que você apague algum arquivo sem querer, vai ter a certeza de que há uma versão de restauração pronta para ser utilizada na nuvem.

Pode parecer uma mudança pequena, mas que, na prática, faz muita diferença. Até então, os arquivos eram enviados manualmente para o Google Drive. Você escolhia o que guardar lá e apenas esses documentos ficavam por lá. O que a nova opção faz é permitir que você selecione uma pasta inteira, cujo conteúdo será automaticamente enviado para a nuvem. Assim, você não precisa mais ficar se lembrando de fazer esse backup de tempos em tempos, já que todo o processo passa a ser orgânico.

Dessa forma, se você apagar algo que não deveria, não precisa mais ficar rezando para ter enviado uma cópia para o Drive, pois o próprio sistema fará isso.

Por outro lado, a novidade também traz alguns pequenos problemas — ou armadilhas. A solução é tão simples e cômoda que você naturalmente vai se esquecer do limite de espaço oferecido pela Google, sobretudo se você utiliza a versão gratuita do Drive. De um lado, a empresa oferece uma ferramenta realmente muito prática e que vai facilitar a vida de todo mundo; do outro, incentiva as pessoas a assinarem planos maiores para terem mais espaço e não sofrerem surpresas desagradáveis na hora de tentar salvar algo.

Segundo a Google, as novas opções de backup e sincronização serão lançadas ao público no dia 28 de junho.

Via: Slash Gear

via Canaltech

Deixe uma resposta