Inteligência Artificial da Microsoft bate recorde em Pac-Man; confira

pac man 2

Nesta quarta-feira (14), a Microsoft anunciou que seu sistema de inteligência artificial conseguiu obter a pontuação máxima de Pac-Man, game clássico da década de 1980. Para isso, uma equipe de pesquisadores da Maluuba, empresa canadense de aprendizagem profunda adquirida pela Microsoft no início deste ano, usou um ramo da IA chamado aprendizagem por reforço a jogar a versão do Atari 2600 de Pac-Man com maestria. Com esse método, a equipe alcançou a pontuação máxima possível, de 999.990.

Doina Precup, professora associada de ciência da computação na Universidade McGill em Montreal, disse que essa é uma conquista significativa para os pesquisadores de inteligência artificial que tem usado videogames para testar seus sistemas, já que o joguinho dos anos 80, até então, era um grande desafio. Para obter a alta pontuação, os pesquisadores dividiram o game em pequenas partes.

A professora explica que o método utilizado é semelhante a algumas teorias sobre o funcionamento cerebral, o que pode gerar grande impacto para que a IA consiga executar tarefas complexas com informações limitadas. "Isso seria realmente emocionante porque é mais um passo em direção a uma inteligência mais geral", disse a especialista.

Apesar de parecer estranho utilizar métodos avançados de pesquisa de IA para vencer jogos de videogame, Rahul Mehrotra, gerente de programa da Maluuba, explica que descobrir como vencer esse tipo de game é bastante complexo por conta das enormes variáveis existentes em Pac-Man. "Muitas empresas que trabalham com IA usam jogos para criar algoritmos inteligentes, pois há muitos recursos de inteligência humana que você precisa para vencer os jogos", declarou Mehrotra.

Fonte: Microsoft

via Canaltech

Deixe uma resposta