Você sabia que a primeira foto tirada por um smartphone data de 1997?; confira

Selfie

Se hoje nós tiramos fotos com smartphones, provavelmente temos que agradecer a Phillippe Kahn. No domingo, 11 de junho, comemoramos o 20º aniversário do dia em que a primeira foto usando um celular foi tirada. Em 1997, o empresário utilizou uma câmera Casio QV-10, um Motorola Startac, um laptop e uma série de cabos para compartilhar uma foto de sua filha quinze minutos depois de ela ter nascido.

A internet tinha apenas alguns anos quando Kahn começou a experimentar um servidor web que poderia enviar fotos e textos através de notificações por e-mail em 1996 e 1997. "Lembre-se de que era 1996/97, a web era muito jovem e nada disso existia" , escreveu Kahn. "A arquitetura do servidor que eu tinha projetado e implantado é, em geral, o plano para todas as mídias sociais hoje", completou.

Enquanto a esposa de Kahn tinha estava em trabalho de parto, o futuro pai da fotografia de smartphones montou o sistema rapidamente. Na hora do nascimento de Sophie, o empresário conseguiu enviar a imagem a 2.000 pessoas. 

É verdade que a primeira foto não tinha a mesma qualidade das câmeras integradas que usamos hoje, mas o sistema desenvolvido por Kahn o inspirou a continuar melhorando a ideia até que o primeiro telefone com câmera fosse produzido no Japão em 1999. Após o sucesso de sua experiência, o empresário ofereceu sua criação para a Kodak e a Polaroid, mas foi recusado sob o argumento de que os celulares tinham demanda apenas para ligações de voz. Já pensou?

Kahn observa que outras empresas colocam sensores de câmera dentro dos celulares, mas o que fez com que sua tecnologia fosse diferente era a infraestrutura baseada em nuvem que permitia que essas fotos fossem compartilhadas instantaneamente, motivo levou o inventor a batizar seu recurso como Instant Photo Mail. Assista!

Via DigitalTrends

via Canaltech

Deixe uma resposta