Google deixa de atualizar Coleção Nik, kit gratuito de plugins de fotografia

No ano passado, o Google ofereceu de graça um conjunto de plugins para edição de fotos que antes custava US$ 150. Foi uma boa notícia, e também um sinal de que esse kit deixaria de ser atualizado. De fato, é o que vai acontecer.

O Google colocou, sem alarde, o seguinte aviso na página da Coleção Nik:

A Coleção Nik é gratuita e compatível com Mac OS X 10.7 até 10.10, com Windows Vista, 7 e 8 e com Adobe Photoshop até CC 2015. Não pretendemos atualizar a Coleção nem adicionar novos recursos no futuro.

Não é de todo surpreendente. No ano passado, quando a coleção foi oferecida de graça, o Google disse que estava “concentrando investimentos de longo prazo em criar ferramentas incríveis de edição de fotos para dispositivos móveis, incluindo Google Fotos e Snapseed”.

A Nik, adquirida pelo Google em 2012, foi responsável pela criação do app Snapseed e de vários plugins para Adobe Photoshop, Elements e Lightroom, e também para o Apple Aperture.

São sete plugins: Analog Efex Pro, Color Efex Pro, Silver Efex Pro, Viveza, HDR Efex Pro, Sharpener Pro e Dfine. Isso inclui filtros de HDR, ferramentas para redução de ruído, entre outros. Baixe a Coleção Nik neste link.

Com informações: Engadget.

Google deixa de atualizar Coleção Nik, kit gratuito de plugins de fotografia

via Tecnoblog

Deixe uma resposta