Nvidia coloca GTX 1080 em notebooks finos e leves

Notebooks funcionam assim: ou você compra algo potente, ou você compra algo portátil. Mas a Nvidia anunciou nesta terça-feira (30) um design batizado de Max-Q, que permite colocar uma GeForce GTX 1080 dentro de laptops finos.

Com o Max-Q, é possível equipar um notebook com 18 mm de espessura e 2,2 kg com a GeForce GTX 1080. Nos ultrafinos, a GPU pode consumir metade da energia e ainda assim entregar 90% do desempenho que teria dentro de um laptop até três vezes mais espesso.

Para manter o desempenho em uma carcaça menor (e evitar que algo frite ali dentro), as fabricantes de notebooks precisam trabalhar junto com a Nvidia nos projetos de design térmico e acústico. Além disso, os computadores Max-Q terão a tecnologia WhisperMode, que sincroniza a taxa de quadros do jogo com a qualidade gráfica, reduzindo o ruído da ventoinha.

Outras fabricantes, como a Razer, já vinham investindo em notebooks portáteis para gamers, mas com menos potência. O Razer Blade, por exemplo, também possui 18 mm de espessura, mas traz uma GeForce GTX 1060 (a 1080 tem desempenho aproximadamente 1,8 vezes maior). E o notebook da Razer com a GTX 1080, o Blade Pro, até era fino, mas era equipado com tela de 17,3 polegadas e pesava 3,5 kg (!).

Os primeiros laptops Max-Q serão vendidos em junho, pelas marcas Acer, Alienware, Asus, Gigabyte, HP, Lenovo, MSI e outras que não trabalham no Brasil. Eles terão GPUs GTX 1060, 1070 ou 1080.

Nvidia coloca GTX 1080 em notebooks finos e leves

via Tecnoblog

Deixe uma resposta