Anatel libera faixas de 700 MHz para banda larga móvel para mais cidades

internet m?vel

Após reunião realizada nesta terça-feira (30) na Anatel, o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou o início da operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz em sete capitais, além de 67 municípios.

As capitais Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE) e Maceió (AL), juntamente com os demais municípios agora devem entrar em um período de mitigação preventiva de interferências, em que a população será informada sobre como agir caso haja interferências do sinal da banda larga móvel na TV aberta.

Havendo interferências, a população poderá entrar em contato com o site da TV Perfeita, que investigará o ocorrido. Por enquanto, não foi descoberto nenhum tipo de interferência da banda larga móvel operando na faixa de 700 MHz na TV aberta nos municípios onde os serviços já são oferecidos simultaneamente.

O período de mitigação nesses municípios dura, em média, 30 dias, podendo variar de acordo com a especificidade técnica de cada local. Quando o processo estiver finalizado, a Anatel passará a permitir que a banda larga móvel nessa faixa de MHz comece a operar nessas cidades. Mas em Recife e em Maceió ainda existe a necessidade de alterar canais de radiodifusão para que o processo de mitigação possa ser iniciado.

Além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, a faixa de 700 MHz facilita o acesso em ambientes fechados, melhorando a experiência do usuário dentro de suas casas, trabalhos e estabelecimentos comerciais.

via Canaltech

Deixe uma resposta