Brasileiros criam chupeta inteligente que monitora saúde de crianças

Chamado de Bubu Digital, gadget foi criado por três estudantes da Paraíba e venceu a competição HackBrazil, nos EUA, e a etapa nacional da Imagine Cup.

Um grupo de estudantes da Paraíba vem se destacando mundo afora com um projeto de uma chupeta inteligente que consegue monitorar a saúde de crianças e enviar as informações em tempo real aos pais por meio de um aplicativo móvel para smartphones

Criada pelos estudantes Rychard Guedes, Adjamilton Júnior e Júlio Coêlho, todos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, a chamada Bubu Digital começou a ser desenvolvida em janeiro e está atualmente em seu terceiro protótipo.

Neste meio tempo, o projeto já abocanhou dois prêmios importantes, o Hack Brasil, realizado em abril nos EUA, e a etapa brasileira da Imagine Cup 2017, espécie de ‘Copa do Mundo’ da computação promovida anualmente pela Microsoft – essa última vencida junto com um projeto da Unicamp chamado UpFish. 

bubuimaginecup_625.jpg

O modelo atual da chupeta, que consiste em uma chupeta normal com um sensor dentro (veja foto acima), faz o monitoramento de saúde da criança a partir da medição de temperatura. “Essa informação é enviada para a nuvem e então o app indica se a criança está com febre ou não, por exemplo”, explica um dos criadores do projeto, Rychard Guedes.

De acordo com o jovem de 23 anos, o próximo passo é trabalhar para tornar a solução mais completa, com direito a medição de umidade e de batimentos cardíacos. O objetivo da equipe é que a chupeta possa ser usada como uma ferramenta para diminuir a mortalidade infantil.

Daqui a alguns meses, o trio paraibano poderá expandir o desenvolvimento da Bubu Digital de forma significativa. Isso porque eles participam em julho da final mundial da Imagine Cup, em Seattle, onde concorrerão a um prêmio de 100 mil dólares com outros 58 times do mundo inteiro. 

via IDG Now!

Deixe uma resposta