Volvo testa caminhão de coleta de lixo autônomo

Veículo foi equipado com sistema de sensores para identificação e navegação. Segundo montadora, caminhão também oferece grandes vantagens ambientais


A Volvo, em parceria com especialistas em resíduos e reciclagem da empresa Renova, está testando um caminhão de coleta de lixo autônomo. O projeto explora como a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar condições de trabalho e reduzir impactos ambientais.

Equipado com sensores que monitoram continuamente a região próxima ao veículo, o caminhão foi projetado para proporcionar direção segura em ambientes urbanos. A tecnologia que o equipa permite parar imediatamente caso um obstáculo apareça repentinamente em seu caminho, informou a Volvo.

A rota é pré-programada e o caminhão se dirige de uma caçamba de lixo para a próxima. O motorista e os garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira para a próxima.

“Um importante benefício dessa nova tecnologia é a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho – que é uma lesão comum em quem trabalha com a coleta de lixo”, explica Lars Stenqvist, Diretor Executivo de Tecnologia do Grupo Volvo.

Segundo a montadora, o caminhão autônomo também oferece grandes vantagens ambientais. As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para baixo consumo de combustível e baixas emissões.

 

A previsão é que os testes com o caminhão de coleta de lixo continuem até 2017. Em 2016, a Volvo também apresentou um caminhão autônomo para operações de mineração equipado com tecnologia semelhante ao mais recente projeto, no caso um sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo. 

 

 

 

 

 

via IDG Now!

Deixe uma resposta