Google revela o sistema Android O: conheça as novidades

Nova versão da plataforma móvel do Google teve seu primeiro beta do Developer Preview liberado nesta quarta-feira, 17/5, pela empresa.


O Android O já está disponível há algum tempo como um preview para desenvolvedores, mas o Google revelou alguns novos recursos da plataforma durante a abertura da sua conferência I/O 2017, nos EUA. As novidades buscam tornar o sucessor do Nougat mais acessível, segura e duradoura.

 

Vamos começar com Fluid Experiences (Experiências Fluidas), ou melhorias de design estético do sistema. O Android O adiciona realmente alguns novos recursos interessantes nesta área, como um modo “picture-in-picture” que minimiza um app aberto para uma janela pequena no canto caso você precise de multitarefa. Quem disse que você não pode fazer realizar multitarefa em smartphones?

 

androido01.jpg

 

Outra adição, os chamados “notification dots” (“pontos de notificação”), rouba um pouco o visual das bolhas de notificação da tela inicial do iOS, mas as torna mais úteis. Um ponto sobre um app na tela inicial significa que você tem uma notificação daquele software; segurar o dedo apertado sobre o ícone do app te mostra os detalhes da notificação ali mesmo, sobre o ícone. 

 

androido02.jpg

 

Outras dessas Fluid Experiences tentam facilitar algumas atividades cotidianas no sistema. Uma função opcional de preenchimento automático (autofill) usa o recurso do Chrome de salvar informações para te ajudar com apps separados, enquanto que uma ferramenta inteligente para seleção de texto utiliza machine learning no aparelho para selecionar automaticamente o nome ou o endereço completo que você está tentando selecionar.

 

E o melhor? Essas seleções inteligentes vem acompanhadas de ações contextuais relevantes, como a opção de ligar para um número selecionado, ou abrir um endereço no Google Maps, por exemplo.


Segurança

O Google também está focando na saúde geral do seu aparelho com o Android O, por meio de melhorias de segurança no núcleo do sistema operacional.

 

Mais notavelmente, todos os aparelhos Android O que vem com o Google Play pré-instalado também terão um novo aplicativo chamado Google Play Protect. Pense nele como um hub de segurança para o seu smartphone, escaneando seus apps em busca de malware e certificando-se de forma geral que seu aparelho fique seguro. Nada disso é exatamente novo em si, mas antes era tudo feito em segundo plano. O Google Play Protect deixa tudo mais óbvio.

 

androido03.jpg

 

Otimizações no sistema também ajudam aparelhos com o Android O a inicializarem duas vezes mais rápido do que os sistemas anteriores, afirma o Google, e os aplicativos também carregam de maneira mais rápida. O Google também está colocando “limites inteligentes” no Android O para amansar apps que queiram rodar a toda em segundo plano – economizando assim duração preciosa da sua bateria.

 

Android Go

Por fim, o Android O marca a estreia de uma nova iniciativa chamada Android Go, que é uma versão do sistema voltada para rodar melhor em aparelhos com hardware limitado, em regiões com conectividade limitada. A plataforma traz versões simplificadas do Android e dos principais aplicativos do Google, juntamente com uma versão própria da Play Store, além de ter o recurso de economia de dados habilitado por padrão. O Go estará disponível em aparelhos com menos de 1GB de memória.

 

androido04.jpg

 

Curioso? Apesar de o Google não ter revelado a data de lançamento do Android O – nem o que o “O” significa – a empresa está liberando uma versão beta do Preview para Desenvolvedores nesta quarta-feira, 17/5.

via IDG Now!

Deixe uma resposta