AMD vai lançar processador de desktop com 16 núcleos e 32 threads

Você ouviu rumores nos últimos dias sobre a AMD lançando um processador com 16 núcleos? Se sim, saiba que eles são verdadeiros: em reunião recente com analistas financeiros, Jim Anderson, vice-presidente sênior de produtos da companhia, confirmou que o chip está a caminho. Seu nome é Ryzen Threadripper.

São 16 núcleos e 32 threads. Via de regra, processadores com números tão elevados são destinados a servidores ou aplicações que necessitam de altíssimo desempenho. Tudo indica, porém, que o Threadripper está sendo desenvolvido principalmente para desktops — o público-alvo são gamers ou entusiastas que podem gastar muito.

Sim, pois ainda que os preços do Threadripper não tenham sido revelados, certamente eles não serão baratos. Alguns burburinhos apontam que as versões mais em conta do chip custarão cerca de US$ 1.000.

Threadripper

Na verdade, a AMD deu pouquíssimos detalhes sobre o Threadripper. Aparentemente, o plano inicial da companhia era revelar o processador na próxima edição da Computex. A empresa só teria se antecipado para fazer frente aos rumores de que a Intel anunciará a linha Core i9 (um chip de 12 núcleos) em breve, talvez na própria Computex.

É de se esperar que os chips Threadripper sejam baseados na arquitetura Zen, tenham suporte a memórias DDR4 de quatro canais e possuam TDP entre 150 W e 180 W. Fala-se também sobre o uso de um novo tipo de socket com 4.094 pinos, o SR3.

Há boas chances de que a AMD também lance uma ou mais versões do Threadripper com 12 núcleos e 24 threads. Dessa forma, a companhia passaria a ter um portfólio bastante completo de processadores para enfrentar a Intel.

Será? A gente só precisa de um pouquinho de paciência para descobrir: os detalhes do Ryzen Threadripper devem mesmo ser revelados na Computex. O evento está marcado para o final do mês.

Com informações: PCWorld

AMD vai lançar processador de desktop com 16 núcleos e 32 threads

via Tecnoblog

Deixe uma resposta