Pesquisadores criam técnica para fabricar tijolos com solo idêntico ao de Marte

Da Redação

28 de abril de 2017 – 16h52

Técnica consiste em colocar um solo que simula o marciano em um tubo flexível de borracha e, em seguida, submeter essa terra a uma forte pressão


Engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego conseguiram fazer tijolos com solo idêntico ao marciano. 

Descrita na revista Scientific Reports nesta quinta-feira (27), a técnica consiste em colocar um solo que simula o marciano em um tubo flexível de borracha e, em seguida, submeter essa terra a uma forte pressão. 

O método levou à produção de pequenos discos de 2,5 cm de espessura que podem ser cortados em formato de tijolo. Não é necessário usar um forno nem acrescentar aditivos químicos. 

Segundo os pesquisadores, o óxido de ferro, que dá ao solo marciano sua cor vermelha característica, age como uma liga. O próximo passo é conseguir aumentar o tamanho dos tijolos produzidos.

Trata-se de uma descoberta importante tendo em vista os planos da NASA e de outras agências espaciais privadas que pretendem explorar o planeta vizinho até 2030.

O projeto foi liderado pelo professor de engenharia Yu Qiao que disse que ficaria honrado em fazer tijolos para as pessoas que irão para Marte: “As pessoas que irão para Marte serão incrivelmente corajosas. Serão pioneiras. E eu ficaria honrado em fazer seus tijolos”, disse Qiao.

 

via IDG Now!

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *