Boston Dynamics tem usado robô para entregar encomendas a funcionários

Durante TED2017, CEO e fundador da companhia comprada pelo Google revelou que os testes com o SpotMini “entregador” estão 70% lá


Já se passaram alguns anos desde que a Boston Dynamics começou a alimentar nossos medos de que robôs poderão, eventualmente, não só roubar nossos empregos como também nos fazer de reféns em alguma espécie de pesadelo cibernético. 

Desde que apresentou ao mundo seus robôs que andam sobre duas, quatro patas e rodas, a empresa comprada pelo Google em 2013, tem sofisticado as habilidades dos mesmos. Eles já conseguem andar sobre terrenos acidentados, incluindo, aqueles sobre neve, estão hábeis para segurar coisas delicadas como um copo, além de carregar e empilhar caixas e até mesmo talentosos em correr e rodopiar com admirável delicadeza. E você pode pensar que conveniente, pois tudo o que precisamos é de um balé de robôs  para questionar nossas limitações humanas, certo?

Mas até então, a companhia não tinha mostrado concretamente a vocação comercial de seus robôs. Isso muda um pouco agora que o chefe da Boston Dynamics revelou durante a conferência TED2017, nesta semana, que seu robô de quatro patas tem entregado pacotes aos funcionários da empresa. 

“Nós temos levado nosso robô as casas de funcionários para ver se conseguimos entrar em diferentes formas de acesso”, disse Marc Raibert, fundador e CEO da Boston Dynamics no evento. 

À plateia, Raibert apresentou um vídeo onde mostra o SpotMini entregando pacotes em residências. No palco, o mesmo obediente robô rouba a cena para entregar ao professor uma lata de bebida.

Vale ressaltar também a resiliência dos robôs da Boston, tendo em vista que seus desenvolvedores parecem tirar algum prazer em chutá-los e batê-los em uma série de vídeos que viralizaram no YouTube (assista abaixo). Tudo isso para demonstrar que as criações de aço e inteligência artificial conseguem se recuperar dos golpes da vida sem muito problemas. 

Em sua palestra, Raibert disse que os vídeos ganharam tantos “likes” como críticas e que a companhia estava determinada a encontrar formas de se aproximar do público, daí mostrar robôs escorregando em uma casca de banana. 

Raibert ainda disse que o experimento onde robôs entregam encomendas aos funcionários está 70% no caminho certo. Porém, acrescentou que é mais difícil para suas criações se saírem bem em pequenos espaços como casas reais do que nos terrenos externos onde os robôs são testados e exibidos nos vídeos. De qualquer forma, parece que a companhia está tendo crescente sucesso em alimentar nossas preocupações e desconfiança de que robôs reais terão habilidades suficientes para se tornarem exterminadores do futuro.

Abaixo, veja alguns dos vídeos das criações amedrontadoras da Boston Dynamics. 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-7xvqQeoA8c]

 

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tf7IEVTDjng]

 

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rVlhMGQgDkY]

 

 

via IDG Now!

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *