Tablet gigante da Sony tem tela de 13,3 polegadas e painel e-ink

O tablet não morreu, só virou um produto de nicho. Pelo menos é essa a impressão que a gente tem com o DPT-RP1: trata-se de um “tabletão” com tela de 13,3 polegadas e tecnologia e-ink que a Sony acaba de anunciar no Japão.

Essas duas características — tamanho e tecnologia da tela — deixam claro que estamos falando de um dispositivo que não é bem um tablet, pelo menos não do jeito que conhecemos: a ideia, basicamente, é permitir que você use o DPT-RP1 como um papel eletrônico.

Sony DPT-RP1

Como a tela é grande, é possível ler, com conforto, documentos com conteúdo complexo, como relatórios com tabelas grandes ou gráficos extensos. E a tela é sensível a toques, portanto, você também pode fazer anotações ou usar o dispositivo como uma lousa eletrônica — entre os acessórios do DPT-RP1 está uma stylus.

O modelo vem para substituir o DPT-S1, dispositivo com finalidades semelhantes que a Sony lançou em 2014. Porém, além de mais leve (o produto pesa cerca de 350 gramas), o DPT-RP1 é ligeiramente mais fino, tendo espessura equivalente ao de 30 folhas de papel empilhadas, segundo a Sony.

A tela não mudou de tamanho, mas a resolução pulou de 1600×1200 pixels para 2200×1650 pixels. Há ainda uma tecnologia antiderrapante, que permite que o usuário faça anotações sobre o painel de maneira mais precisa.

DPT-RP1

Entre as demais características técnicas estão Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11ac, NFC e 16 GB para armazenamento interno de dados (contra 4 GB do modelo anterior).

Só é uma pena o DPT-RP1 não ter evoluído muito no que diz respeito aos recursos de software: o sistema do tablet só lê arquivos em PDF (há uma ferramenta de conversão, pelo menos) e não permite a instalação de apps. Você tem que se contentar com os recursos que acompanham o produto, consequentemente.

Eu achei o DPT-RP1 particularmente interessante para estudar. O problema é que, inicialmente, ele será disponibilizado apenas no Japão e por um preço pouco amigável ao bolso: 80.000 ienes, valor equivalente a US$ 720. O lançamento está previsto para junho.

Com informações: The Verge

Tablet gigante da Sony tem tela de 13,3 polegadas e painel e-ink

via Tecnoblog

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Participe da discussão

2 comentários

  1. Não é tablet, é um e-reader (leitor de livros digitais) sucessor do DPT-S1, isso é um sonho para quem gosta de ler, pois permite a prática em um gadget com quase a mesma sensação que um livro, com uma tela que não possui aquela luz de notebooks e smartphones que comprovadamente cansam a vista, fazendo a bateria do dispositivo durar semanas. Mas a grande vantagem é que você não irá mais gastar fortunas com livros, pois as versões digitais são bem mais baratas, e muitas até de graça em alguns sites que disponibilizam. Mas tirando a resolução (que é um detalhe bobo quando se lê) não vi nenhuma evolução por parte da Sony em relação ao anterior de 2014, pelo contrário, agora só permite a visualização dos arcaicos PDFs, e não mais dos modernos EPUBs que se moldam à tela, no mais só vi vantagem no preço, que se chegar ao ocidente (EUA com menu em inglês) será por U$700,00 e não por mais de U$1.000,00 como o antecessor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *