Embora o mercado de tecnologia costume dar muita atenção ao mundo dos smartphones, ainda há quem prefira usar celulares considerados básicos — os chamados “feature phones”. Ciente de que ainda há demanda por esse tipo de aparelho, a Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (20) uma nova plataforma criada com a intenção de modernizá-los.

Revelado em um evento em Nova Delhi, o Qualcomm 205 é a primeira atualização que a empresa libera para esse segmento em um período de três anos. O ponto principal do hardware é trazer conectividade 4G, 3G e 2G e a capacidade de atingir velocidades de até 150 Mbps na transferência de dados.

A companhia quer atingir países em desenvolvimento com seu novo produto

A novidade também deve resultar em aparelhos mais rápidos graças a um processador dual-core de 1,1 GHz combinado a uma GPU Adreno. Voltada a mercados como a Índia, América Latina e o Sudeste da Ásia, a plataforma também traz o suporte a dois chips SIM como uma parte integral.

Mais conectividade

Segundo a Qualcomm, a nova plataforma vai permitir que mais pessoas e pequenos negócios tenham acesso a serviços bancários, possam usar sistemas de transmissão de voz por conexões LTE e WiFi e passem a ter acesso a serviços de streaming de música. Tudo isso combinado a um consumo energético menor que deve prolongar ainda mais o tempo de uso oferecido pro celulares básicos.

A fabricante afirma que o chipset 205 já está disponível para fabricantes interessadas em usá-lo, mas que ainda deve demorar um pouco até que ele chegue aos consumidores. A previsão é que os primeiros dispositivos equipados com a nova tecnologia cheguem às lojas ainda no segundo trimestre deste ano.