Bug do Ubuntu que altera o brilho sozinho

Fala pessoal!

As últimas versões do Ubuntu tem um bug um tanto quanto chato em alguns notebooks, principalmente os que tem placas de vídeo Intel integradas.

Este bug é incomodo da seguinte forma: imagine que você abaixou o brilho do seu notebook (para o mínimo, por exemplo), para ler um texto a noite ou coisa do tipo. Alguns segundos de inatividade depois (enquanto se lê o texto, por exemplo), o brilho é resetado para o máximo, sem motivo algum (principalmente quando você bate no touchpad ou no mouse, que tira o computador da inatividade). Essa mudança no brilho, além de irritante, é prejudicial para a duração da bateria, visto que, quanto maior o brilho, maior o gasto energético e menor duração da bateria.

Provavelmente ele é proveniente de alguma incompatibilidade dos drivers de vídeo/chipset da Intel e do gerenciamento de energia, e já é razoavelmente conhecido pela comunidade Linux (acontece nas mais variadas distribuições, mas não em todas).

Não existe uma correção específica dos drivers (ainda), mas existe uma alteração que você poderá efetuar (a ser executada na inicialização do sistema). Essa alteração define os níveis de brilho em 10 etapas; vamos configurar, neste exemplo, para que o brilho fique no mínimo (nível 0), para que não cause um grande impacto visual.

O procedimento para essa correção (tecnicamente conhecida como gambiarra…) é bem simples:

  1. Abra um terminal;
  2. Edite o arquivo “/etc/rc.local” (ex.: “sudo nano /etc/rc.local”);
  3. Procure a linha em que está escrito o comando “exit 0” e escreva (ou copie e cole) o que está escrito abaixo (sem aspas, ficando conforme a imagem a seguir);
    echo 0 > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

    rc.local
    Como deve ficar o arquivo “/etc/rc.local” após inserir a linha.
  4. Pronto! Na próxima inicialização, o brilho será definido para o mínimo, ficando ao seu gosto ajustá-lo. Lembrando que o nível 0 pode ser alterado para um valor até 10, sendo proporcional de 0 a 100%.

Se quiser que este comando valha para a sessão atual, no terminal, digite o comando abaixo e pronto!

sudo echo 0 > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

Enfim, é um bug chato, conhecido, mas ainda por se resolver. Mas, como vimos, sua resolução é tranquila.

Abraço e até a próxima.

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *