Corrigindo o problema na instalação do VMWare (Workstation, Player, etc) com o Avast 8 (mais recente)

Fala pessoal!

Se você, assim como eu, teve problemas (erro 1920, relacionado ao MSI e/ou serviço VMWareAuthdService ou semelhante) ao instalar o VMWare Workstation 9 (ou outra versão/variação, como o Player) em um Windows (no meu caso, o 8 Pro, mas também a relatos com o Windows 7), saiba que o problema não acontece por causa do Windows ou da instalação do VMWare, mas sim devido a uma melhoria adicionada no Avast! recentemente (mais especificamente em sua sandbox).

Essa melhoria, sem nos aprofundarmos, faz com que o Avast!, mesmo desativado, não permita a instalação do serviço do VMWare, logo, a única solução (até o momento) era a remoção do antivírus para instalar o VMWare. Conforme anunciado por um dos desenvolvedores no fórum do Avast!, a solução para esta regressão deve vir em breve, nas próximas atualizações do software. Neste mesmo tópico ele deu uma solução paliativa, que segue abaixo.

Para corrigir este problema, sem desistalar o Avast!, o procedimento é simples, basta desativar os recursos de virtualização de hardware do Avast! (utilizados pelo sandbox) e reiniciar o computador. Após instalar o VMWare, a proteção pode ser reativada.

  1. Abra a tela principal do Avast! e clique em Configurações:
    Tela principal do Avast!
    Na tela principal, clique em “Configurações”

     

  2. Na tela de opções, clique em Solução de problemas e, em seguida, desmarque a opção Habilitar a virtualização assistida por hardware;
    Avast! - Solução de problemas
    Desmarque a opção em destaque e reinicie o computador

     

  3. Após desmarcar a opção, clique em OK, reinicie o computador e proceda com a instalação do VMWare;
  4. (opcional) – Se quiser reabilitar a camada de proteção do Avast!, refaça os passos e marque novamente a opção citada anteriormente; depois, clique em OK e reinicie o computador.

Obs.: por ser uma regressão recente (a ser corrigida nas próximas versões), é provável que vocês se deparem com este problema também durante a atualização ou remoção do VMWare. Se isto acontecer, é só desabilitar a virtualização assistida do Avast! novamente.

Abraço, e até a próxima.

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *